quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Escrevendo.....




Estou descobrindo o prazer de escrever. A afirmação pode parecer estranha, ainda mais vinda de um jornalista, cujo ofício é escrever. Mas não me refiro à escrita do factual, da notícia apurada diariamente, até porque, de uns anos para cá, não é mais o jornalista que escreve a notícia, é a notícia que escreve o jornalista. Sei muito bem do que estou falando. A minha nova descoberta é a escrita com a alma. A escrita terapêutica. Sem compromisso. Se jogar num puff com caderno e uma caneta e praticamente psicografar. É incrível como as palavras brotam. Limpam. Saem.


Na semana passada assisti um filme muito interessante que aborda a escrita de uma forma libertária, revolucionária, sem limites. Chama-se “Nome Próprio”, do diretor Murilo Salles. Conta a história de uma jovem meio “doidinha” e blogueira, que tem o sonho de escrever um livro. Entre um relacionamento e outro ela exala suas vísceras sentimentais na tela do computador. Escreve sua história. Seus conflitos. Seus dramas. E afirma: “escrevo porque preciso”.


Como também estou em busca do meu “Nome Próprio”, neste momento de tantas descobertas em minha vida, o filme veio bem a calhar. Nas últimas semanas não tenho feito outra coisa que não escrever. Eu também preciso! Sinto-me mais vivo. Ponho pra fora minhas angústias. Choro com as palavras. Parece que o mundo ganha outra forma. Outro colorido.


Escrever é mágico! Pena que descobri essa forma de se expressar somente agora. Mas ainda há muito tempo. Muito tempo!!

Um comentário: