sábado, 26 de dezembro de 2009

Comporta da lagrima




Tenho convivido diariamente com meu sentimento. Ele está até mais atrevido. Ultimamente perdeu a vergonha. Pede passagem a qualquer hora dia, seja lá onde estiver. Hoje mesmo, nem esperou eu acabar de ler a segunda página de um livro na minha hora de almoço, após um exaustivo plantão de Natal, para encher meus olhos de lágrimas. Lá fui eu tentar domá-lo. Voltei-me para um canto qualquer disfarçando os olhos marejados, em uma Fnac lotada.


O episódio tem sido freqüente. Só mudam os cenários. Pode ser no carro, ouvindo uma música no caminho ao trabalho. Na frente da TV, assistindo a um filme. Ou mesmo escrevendo, como agora. Mas o ápice vem no dia em me escuto, quando afrouxo a gravata e me esparramo no divã. Até imagino a Daniela olhando sua agenda de atendimentos e vendo meu nome lá final do dia. Deve pensar: “preciso abastecer meu estojo de lenços. O homem Itaipu vem aí. Qual será a vazão de hoje”. Se tomar por base as últimas sessões, não tenho dúvida que conseguiria livrar definitivamente o Brasil de um “apagão”, tamanho a quantidade de lágrimas vertida de meus olhos.


Lendo os parágrafos acima seria absolutamente natural qualquer pessoa pensar: quanta melancolia! Quem chora muito assim deve estar mergulhado numa forte depressão! Pois é, mas não é assim que me vejo. Vou tentar explicar. O choro é como se estivesse mergulhado fundo na minha emoção, percebendo que ela é quente e amável. É me permitir vivenciar. Não resistir. A tristeza pode ser uma emoção doce se nos permitirmos senti-la. Faz com que nos lembramos que estamos vivo. Só há sofrimento quando resistimos à tristeza e lutamos contra ela.


Fico imaginando, ao observar o meu processo, o quanto ganharíamos em humanidade, se todas as lágrimas provenientes do desamor, do desespero de uma perda, da ferida profunda que não cicatriza, fossem transmutadas em lágrimas da descoberta. A existência seria mais verdadeira. O mundo mais leve.


É hora de chorar com o coração


Um comentário:

  1. Patrick, parabéns pelo blog e pelos textos. Linkei você no meu blog também. Beijos e feliz 2010! AM.

    ResponderExcluir